segunda-feira, novembro 13, 2006

Quando eles sabem que fazem mal... é o melhor!


Estava na minha aula de Didáctica a lutar contra o cansaço para manter algum tipo de concentração ( se é que havia alguma maneira de ainda estar 100% concentrado... ) quando ouvi a professora dizer algo interessante. "O importante é quando eles fazem mal e sabem que o fazem". Num ápice lembrei-me do Lucas, um miúdo que joga nos Infantis do FC Infesta. Ele é muito inteligente, mas não é a inteligência dele que vem ao caso. O episódio que se passou com ele deixou-me meio sem saber como reagir, mas lembro-me de ter reagido. Ficar sem reacção quando se lida com crianças é a pior coisa que pode acontecer, porque eles sentem logo que ali há um impasse... Passo a contar do que é que me lembrei: no final de um treino ( não me lembro o que é que fizemos nesse treino ) eles estavam a jogar, e lembro-me de ter insistido em alguns aspectos com o Luquinhas nesse treino em particular. Chamei-o à parte, conversei com ele, perguntei se ele percebeu... Fiz de tudo! Mas quando surgiu uma situação em que ele podia ter aplicado não o fez. Ía a gritar o nome dele para chamá-lo à atenção, mas nos mili-segundos antes de as minhas cordas vocais começarem a vibrar vi-o virar-se para mim e levantar o braço como que a pedir desculpas por não ter feito o que devería. Fiquei, nas nuvens! Foi um momento que me marcou e sei que nunca me vou esquecer da sensação que tive.
Foi disto que me lembrei...

Sem comentários: