sexta-feira, novembro 10, 2006

O início do bom momento que durou pouco...

24.09.2006, Sábado

O relógio marcava oito minutos e doze segundos da primeira parte... Foi o momento do nosso primeiro golo. A emoção foi tanta que nem fixei quem o marcou (acho que foi o Ivo). Mas estranhamente fiquei quieto enquanto o turbilhão de euforia se manifestava dentro de mim. O trabalho realizado nas duas semanas que passaram estava finalmente a dar resultados. Depois do golo chamei o Hugo, um dos miúdos que joga no meio-campo e fiz questão de dizer para ele ter atenção às "protecções" (coberturas defensivas) e disse que ainda nada estava ganho. Pois de seguida passamos por alguns calafrios e virei-me para o Bruno, que estava a ver o jogo ao meu lado porque está lesionado, e disse: "sabes qual é o vosso problema? É que vocês não estão habituados a ganhar". Não tive medo das minhas palavras, porque é um facto e expliquei porquê. Porque é normal, mas temos que mudar isso. Eles têm que se habituar a ganhar e a saber reagir bem quando estão em vantagem. Passamos por calafrios mas tivemos um gigante de um metro e trinta (mais ou menos) na baliza... Grande Bruninho. O fim da primeira parte foi a altura mais complicada de todo o jogo para nós. Com o intervalo corrigimos algumas coisas e recuperámos um miúdo que não estava em campo. O Henrique respondeu mal ao treinador principal, mas eu chamei a atenção dele. Falei amigavelmente com ele, como faço sempre com todos e disse-lhe que ele pode sempre contar comigo para o que precisar. Falhou alguns lances na segunda parte, mas parecía outra pessoa dentro do campo. Jogava com raça! O facto de ter visto o outro central a aquecer também pode ter suscitado esse sentimento de raiva dentro dele. Acabou por ser substituído, mas estve muito bem. Eu quería tirá-lo ao intervalo, mas o treinador principal achou melhor não. Depois ele quis tirá-lo a meio da segunda parte e eu disse para ele esperar mais um minuto. Acertámos os dois em diferentes alturas. O nosso segundo golo foi de bola parada. Eu dizía baixinho "marca directo Rodrigues, marca directo"! E foi! Grande golo! 2-0.
Depois sofremos um golo e por momentos senti que os miúdos porderíam quebrar, mas incentiveio-os imediatamente. Aplaudi a grande defesa do Bruninho. Que gigante! Mas não pode fazer mais... 2-1. Mas eles não quebraram. Contra-ataque e o Flávio aproveitou o facto de o guarda-redes do Vilanovense estar muito mal colocado e fez o 3-1. Eu gritei "Gooooolooo Fodasse Caraaaalho" com dois miúdos da equipa ao meu lado. Não me contive. Sabía que ali, naquele momento... tínhamos acabado de ganhar o jogo. E foi. Mas antes disso... o melhor golo do jogo... do Ivo. 4-1, resultado final.
O trabalho efectuado nos treinos foi recompensado. E segunda-feira começa mais uma semana de treino, mais uma semana a insistir com eles nas mesmas coisas e talvez... integrando algumas coisas novas. Quem sabe?

É gratificante! Ninguém se tem esforçado tanto por estes miúdos como eu. Sem querer relegar o treinador principal para segundo plano... Eu sei muito bem o lugar que ocupo e sei a importância que tenho ali e não tenho medo nenhum em dizer que se não estivesse ali... aquilo sería apenas uma equipa que tínha com objectivo jogar à bola... Foi o primeiro jogo que fizemos com o sistema 1-4-2-3-1. E foi nesse sistema que ganhámos 4-1. Agora, não me espantaría nada que na segunda-feira o coordenador vá ao balneário colher os louros da vitória. É preciso muito estofo. Mas eu tenho arcaboiço suficiente para aguentar!
Parabéns miúdos! E parabéns Serginho... tu que fizeste anos e fizeste um belo jogo.

Equipa titular: Bruninho, Tiago, Henrique, Bastos, Carlos, Rodrigues, Hugo, Ivo, Lucas, Serginho e Fávio.
Suplentes: Rui, Nuno, Bernardo, Diogo (entro na segunda parte), Zé Luis (entrou na segunda parte), Maikel
Melhor em campo: Bruninho
Mais esforçado: Rodrigues

Sem comentários: