quarta-feira, novembro 15, 2006

Nuno... sem golos


Portugal ganhou ao Cazaquistão por 3-0... normal. Portugal teve muitas hipóteses para marcar, a maior parte por NunoGomes. Pelo que vi do jogo, o avançado do Benfica falhou muito. É verdade que podía ter feito melhor numas situações, mas noutras teve azar. Tenho que contrariar o comentador da RTP que dizía que não se pode falar em azar em futebol. Pensei pra mim "o que este senhor acabou de afirmar é ridículo". Vamos à essência do futebol... não é um jogo? Qual é o principal factor no jogo? Bem, na minha opinião é o binómio sorte-azar. o que o locutor terá querido dizer é que há outros factores que influenciam os apectos do jogo. Espero eu! Do meu ponto de vista não se pode pensar que aspectos tácticos, físicos técnicos ou psicológicos determinam o resultado positivo ou negativos das acções dos jogadores. Nunca se pode eliminar o azar e a sorte, ainda que a escala de intervenção não seja tão grande como numa roleta russa, por exemplo.

O locutor disse ainda que o facto de Nuno Gomes falhar tantos golos podería comprometer num jogo mais exigente. Há que separar as coisas. Uma coisa é a forma como se encara um jogo contra o Cazaquistão. Outra, bem diferente, é como se encara um jogo contra um Brasil, uma Itália ou uma Argentina. Coisas distintas... sem dúvida. Porque é que não convidam sempre o Luis Freitas Lobo e o Paulo Sousa para os comentários? Esses falam de forma coerente e acima de tudo sabem falar de futebol. Estes pequenos pormenores deixam-me desagradado com a forma que se fala de coisas do futebol... sem pensar.

Sem comentários: