terça-feira, novembro 28, 2006

Aquela Vitória Intrínseca


[ele é a minha referência no mundo do futebol]

Estava aqui a pensar em coisas da vida e do futebol... como é que se explica uma satisfação tão simples como a de estar a jogar futebol? Como é que se explica aquele sorriso e aquela vontade de superação, independentemente do nível a que estejamos? Bem, falando assim até posso estender isto ao desporto e não isolar apenas ao futebol. Quer tenhamos o objectivo da maximização ( rendimento ), manutenção ou da minimização ( reabilitação, por exemplo ), queremos sempre superarnos... em qualquer idade. Ainda só tenho 22, mas estou no nível da manutenção e quero sempre superar-me. O que é que explica aquela garra de querermos ganhar todos os lances? Ganhamos o lance e depois? O que é que ganhamos com isso? Talvez ganhemos algo dentro de nós. Talvez ganhemos confiança em nós próprios. Talvez passemos a acreditar mais em nós! Mesmo quando há alguém melhor que nós a jogar connosco, e mesmo sabendo que esse alguém é, de facto, melhor que nós, devemos esforçarmo-nos, porque há-de haver um ponto no qual somos mais fortes que esse alguém. E quem sabe não seja nesse ponto que possamos passar à frente? Quem sabe? Acho que ninguém pode responder a estas perguntas. Correr atrás do que se quer, lutar com unhas e dentes por aquilo que queremos, parece-me a melhor maneira de conseguirmos tudo que queremos na vida. Contudo, devemos ter sempre em mente a possibilidade de não conseguirmos sempre o que queremos, porque na vida, a maior parte das coisas não dependem só de nós. Devemos no entento também ter em mente que podemos ganhar sempre alguma coisa. E isso talvez possa levar-nos a outra coisa, e depois a outra, e depois a outra, e depois a outra... Quem sabe?

Sem comentários: