domingo, novembro 26, 2006

Aquele apoio que nos ajuda a reagir

[Paulo]

Ainda no rescaldo da derrota por 2-3 contra o Pasteleira de ontem, continuo a contar o que se passou quando cheguei a casa. Lembrei-me que tínha que confortar o Paulo ( guarda-redes ). Ele foi embora a chorar, mesmo depois de ter tomado banho. Não conseguía parar de chorar. Se eu lá estivesse isso não acontecía. Sei bem que não porque faría logo qualquer coisa para tirar o peso que ele carregou nas costas. Mas eu já não estou lá e tive que ajudar o miúdo da forma que sei. Primeiro mandei uma sms. Não achei que ele fosse responder, mas respondeu e eu ri de felicidade, porque senti que fui um apoio muito importante para ele. Ele disse "não imagina o apoio que me está a dar... gosto muito de si". Depois liguei para ele para ele sentir na minha voz que aquilo que aconteceu com ele é normal acontecer. Hoje pode acontecer a uns e amanhã a outros. E o que se tem que fazer é confortar o colega quando isso acontece. Isto porque ninguém gosta de ter alguém a criticar quando sabe que errou. É uma das piores sensações do mundo.

Sería hipócrita se não dissesse que fiquei um bocadinho "convencido". Gosto quando as pessoas gostam de mim, gosto quando faço coisas que as deixam felizes. E esse talvez seja um dos tipos de vitória mais importante quando lido com crianças.


"O ser humano sente e não pode, nem deve, esquecer que na sua essência é uma máquina de sentidos". Esta frase foi criada por mim agora mesmo. Talvez seja um bocado de arrogância da minha parte, pensar que ninguém nunca criou esta frase. Mas não copiei de lado nenhum.

1 comentário:

Anónimo disse...

Frases Importantes

“Perder, é só um passo numa vitória, é o começo dela...”

“Não tenho medo de perder mas sim de falhar…”

“Por muito grandes que sejam as vedetas, a bola continuará a ser redonda e o campo rectangular…”

“A dose em demasia é veneno…”

“Ambição é a chave para ter sucesso. Os que voam mais alto entendem o seu trabalho como uma viagem sem fim na procura do conhecimento e da evolução.”

“O treinador não é aquele que ensina a jogar futebol ou aquele que pensa que sabe tudo, o treinador é sim, a individualidade dentro do grupo que orienta os jogadores, que está lá para os encorajar, é o amigo mais próximo de cada um dentro do balneário nos bons e maus momentos, para criticar sempre que é necessário, para dar a cara e levar os primeiros socos, mas ainda mais importante, é aquele por quem o jogador se apaixona como seu irmão de sangue, o sangue do clube e da família que ali vive.”

“O mais cego de todos no futebol é aquele que apenas vê a bola.”


Para um grande amigo, um bom treinador que eu espero nunca defrontar pois sei bem que tem imensa capacidade. Aqui vão algumas frases que me guiam como treinador, a maior parte da minha autoria tb... Pedro Silva (Mota)