sábado, novembro 25, 2006

Dúvidas que tenho: reflexão


Estava agora a pensar numa coisa que me faz um bocado de confusão. Ontem estive a jogar futebol no campo sintético da minha faculdade. O campo estava quase submerso em algumas partes devido à intensa chuva que caiu ontem. Eu estou muito cansado com o esforço que tive ontem. Então comecei a pensar... Como é que é com as crianças? Vejamos as semelhanaças: crianças de 12 anos não têem a mesma capacidade de rendimento que um indivíduo da minha idade, crianças jogam em campos com as mesmas dimensões que os adultos, as balizas também têem a mesma altura... Isto é o essencial. Agora vou acrescentar um facto que é "irrelevante". Hoje está a chover e sei que vai haver jogos pelo país inteiro. Se eu fico cansado, imagino as crianças. Isto é uma forma positiva de transpor coisas dos adultos para os mais novos... Isto sim!

Tendo em conta as dificuldades pelas quais as crianças passam, e acrescentando a dificuldade de jogar com o pelado "mais pesado", não se devía outra atitude? Não se devería olhar para as crianças como crianças? Eu bem sei que é importante que as crianças habituem-se a jogar num campo de futebol de onze, porque no futuro é no campo de onze. Mas a questão é quando é que isso se deve fazer? Será que é grave passar para o campo de onze dois anos mais tarde? Será que, do ponto de vista cognitivo não é melhor até para terem noções correctas da táctica e não adquirirem vícios desde cedo? Em fases iniciais as crianças precisam de muito jogo, muita bola, muita interacção. Penso que não estão em condições de perceber coisas profundas sobre a táctica, mas sim aspectos simples como deslocamentos, penetrações, coberturas, marcações. Ora, lamento informar as pessoas que se preocupam ligeiramente com este assunto, mas isto é o que não se faz em muitos clubes. Mais uma vez, a causa para tudo está no resultado imediato. O que tem que mudar é a mentalidade. Mas como? Aceitam-se sugestões, porque o que está em causa é a formação de pessoas e de atletas.

Bem, mas reparei agora que o sol voltou a aparecer. Por ventura já não faça muito sentido pensar em tudo o que escrevi, porque o pelado pode secar até à hora do jogo... É assim que se deve pensar? Não! Mas é assim que se pensa. É a mentalidade ignorante do Português que não sabe nada sobre o que faz.

Sem comentários: