sexta-feira, novembro 10, 2006

Conversa importante

5ª, 27.09.2006

Bernardo: Xau mister.
Eu: Não vais tomar banho aqui?
B: Não, o balneário tá muito cheio... (o aperto de mão prolongou-se por uns instantes com um sorriso malandro)
E: Quero falar contigo.
B: Espere aí, vou só ao balneário. (já no balneário)
E: Bernardo, anda cá. Entra aí no balneário dos treinadores. ... Eu quero falar contigo, porque tu tás sempre a brincar. (um sorriso dele) Tu jogas bem e e sabes disso e sei que também sabes que não jogas porque tás sempre na brincadeira, não sabes?
B: Sei mister.
E: Tás com algum problema em casa, na escola?...
B: Não.
E: Então? O que é que se passa? Tu também és assim na escola?
B: Não tanto...
E: Então?
B: Mas eu gosto de muito brincar... E: Bernardo, mas tu tens que perceber que não vens aqui para brincar. Há momentos para tudo. Tu vens aqui para aprender a jogar futebol e tens que perceber que a partir do momento que entras no balneário a brincadeira acaba. Quando brinco com vocês é para brincar, mas quando é para fazer as coisas a sério, é para fazer a sério, sem brincadeiras e com vontade de fazer bem. (ele começou a fungar um pouco)
E: Tu só não jogas porque não queres Bernardo. Isto é uma maneira de nós fazermos com que te esforces mais. Porque nós gostávamos de contar contigo. Só que tu tás sempre a brincar... Se eu não gostasse de ti ou se não acreditasse em ti, não estava a ter esta conversa contigo. E ainda tenho que falar com mais alguns... com o Cris que tá sempre a brincar contigo por exemplo... (ele continuou a fungar e a olhar pra baixo). Bernardo, sabes que podes contar sempre comigo para o que precisares. É só vires ter comigo, ou se estiveres em casa é só mandares mensagem... tens o meu número. Tá bem? (uma festa na cabeça). Vá, pensa nisso!

Moral da história... é preciso saber falar com crianças. Agora é só esperar pelo efeito da conversa. Sempre incentivando...

Sem comentários: