sexta-feira, novembro 10, 2006

A pressão do resultado, que não deve existir!


Coimbrões, uma equipa ao nosso nível com quem perdemos por 1-0. Um jogo fraco, com muita pobreza ao nível técnico. Em termos de disposições no terreno as equipas até estiveram bem, mas no que toca à qualidade de apsse, as coisas estiveram pessimas. Os miúdos aguentaram o jogo todo e não "quebraram físicamente". Esforçaram-se, é verdade, mas há jogos em que isso não chega. Eu não posso estar contente com a quantidade de passes falhados. Temos que trabalhar mais qualidade de passe. Temos que incidir mais na técnica. Sem isso eles não vão a lado nenhum no futuro e é aí que queremos chegar. Ao futuro. Não nos devemos preocupar com os resultados desportivos do presente. O que nos deve interessar como treinadores de crianças e jovens é, "quantos dos miúdos que passaram pelas minhas mãos na formação é que estão no alto nível?". Isso é o que realemente importa. Se virmos de outro ponto de vista, pode importar... "quantos dos miúdos que passaram pelas minhas mãos na formação é que estão Homens (mas com H maiúsculo mesmo)".
Eu sei que enquanto estiver no Infesta aqueles miúdos vão aprender qualquer coisa para o futuro... quer seja no futebol, quer seja na vida. Vão aprender, mas pode nãos er o suficiente para ser o complemento de pessoas íntegras! Mas eu faço o meu melhor.

O melhor suplente que alguma vez tivemos no banco
O Ivo começou o jogo no banco. O nosso melhor miúdo começou no banco. Porquê? A resposta é simples. Coerência. Temos que ter princípios orientadores que regem o nosso trabalho. Esses princípios têem que ser a nossa bíblia. Se definimos que quem falta aos treinos sem justificação adequada, não joga de início ou não é convocado, isso tem que ser cumprido. Quer seja o pior ou o melhor miúdo da equipa. Coerência é mais uma coisa que os faz crescer. O Ivo ficou chateado, mas não tenho dúvidas que vais er bom para ele crescer. Espero que ele não fique chateado durante muito tempo comigo. Ser treinador tem estas coisinhas... Temos que gerir as emoções. Ele não sabe o que me custou forçar essa decisão com o treinador principal. Mas se é igual para um tem que ser igual para todos.
Acho que esta foi a maior prova que eu posso ter dado que gosto dele e que quero que ele aprenda a viver. Foi assim que fizeram comigo e é assim que faço com quem mais gosto.

Equipa titular: Bruninho, Hugo, Henrique, Bastos, Carlos, Rodrigues, Lucas (Zé Luis), Rui Malta, João G. (Serginho), Tiago, Flávio (Ivo)
Suplentes: Paulo, Vitor, Zé Luis, Serginho, Ivo, Diogo, Ruben F

rase do dia: "Ó mister, as mães estavam a dizer que o mister se ía embora..." (Rui Malta)

Sem comentários: