quarta-feira, dezembro 20, 2006

"sistema de jogo está englobado no modelo de jogo"


"A táctica ou sistema é apenas um desenho que se escolhe para uma equipa, de modo a que, a partir desse facto, [ela] seja erguida".


"O modelo de jogo é algo que construímos em função dos clubes que treinamos, da ideia de jogo que defendemos, do entendimento que existe do jogo, da cultura do clube, história e objectivos que tem, e o factor mais importante são as características dos jogadores, pois é com eles que vamos trabalhar".


"Em primeiro lugar, adapto o modelo aos jogadores; depois, procuro os jogadores para o modelo; e, depois sim, potencio os jogadores dentro desse modelo de jogo que defendo."


Frases de Paulo Bento, ontem, nas primeiras jornadas técnicas de futebol subordinadas ao tema "Estratega – o meu modelo de jogo".

Pequenas coisas como estas podem esclarecer muitas pessoas que acham que têem um modelo de jogo que é o 1-4-3-3, por exemplo. Isso não é o modelo. O modelo é o conjunto de princípios, sub-princípios e sub-princípios dos sub-princípios que o treinador quer para a sua equipa. O modelo de jogo é a forma que o treinador quer que a equipa jogue.

Pode também esclarecer aqueles que ainda nem começaram as suas carreiras e que pensam já ter um modelo definido. O modelo leva anos a construir... e nunca fica pronto. Está sempre sujeito a mudanças e constantes aperfeiçoamentos.

Sem comentários: