terça-feira, dezembro 05, 2006

Não ao Racismo


Gostava de saber o porquê de ainda haver espaço para o Racismo no Desporto. É certo que há Racismo no dia-a-dia, mas porquê também no Desporto? O mais "engraçado" é que por vezes esse Racismo é de adeptos de um clube para com um atleta do mesmo clube. Muitas pessoas dizem que não é mau, dizem que é normal. Não é normal! A tolerância deve ser nula! As pessoas, em Portugal, procuram tratar desta questão com toda a pedagogia do Mundo, mas o facto é que as situações repetem-se cada vez mais. A UEFA tem tido mão pesada para com actos de Racismo. Porque é que não se tem essa mão pesada em Portugal?

No Desporto não há espaço para o Racismo. Todos os atletas são seres humanos e não o indivíduo amarelo, roxo, verde, cinzento ou fucsia. Somos todos iguais e não há raças. Ou melhor... o correcto é dizer que só há uma raça, a raça humana. Somos todos da mesma raça. Isso é difícil de compreender para certas pessoas que se acham superiores a outras por causa do tom de pele que têem. Mas talvez algumas dessas pessoas não sejam nada na vida... Talvez essas pessoas sejam frustradas com as suas próprias vidas. Mas mesmo assim menosprezam os outros pela cor da pele que têem. Isso é ridículo. É uma atitude que deve ser repensada por parte de cada pessoa. Tolerância zero! Mas a nossa sociedade está habituada a ser assim... por múltiplos factores. O maior de todos parece-me que é a escravatura. Muitas pessoas, hoje em dia, ainda vêem os pretos como inferiores. Notem bem que digo pretos sem ofender, porque são de facto pretos. Assim como os brancos são brancos. Assim como os mulatos são castanhos. Isso é só a cor da pele. Não me julgem por dizer branco, preto, café com leite ou leite com chocolate. Não tenho problema nenhum em chamar as coisas pelos nomes e tenho muitos amigos pretos! Uns deles até são os meus melhores amigos. Continuando, a nossa sociedade passa os valores também para o Desporto. Infelizmente parece-me impossível impedir esta passagem. A única maneira de fazer qualquer coisa é mudar pequenas coisas nas pessoas, nos hábitos do dia-a-dia. Há tantos meios para o fazer... televisão, rádio, internet, publicidade... Em vez de se fazer tanta publicidade enganosa podía fazer-se mais apelo à união! Mais apelo à igualdade! Mas isso é difícil... é difícil, porque o ser humano está bem com a desigualdade que há no Mundo. Como é que não se pode esperar que um adepto qualquer chame preto de forma ofensiva ao McCathy, insulte o Henry, Eto´o... Há muitos casos... Devido à sociedade que temos arrisco a dizer que é "natural" que isso aconteça! Mas é errado! É errado demais!
É verdade que há muitas campanhas anti-racismo... mas são poucas e parece-me que muitas delas não são tão eficazes. Será que as coisas mudam só com t-shirts a dizer "Não ao Racismo"? É um passo importante, mas é pouco. Será que todas as pessoas compreendem a ideia de ter uma publicidade com jogadores com todas as colorações de pele possíveis e imaginárias? Não me parece que toda a gente perceba!

O Racismo é um cancro muito grande e como tal deve ser combatido dando-se a importância que tem!


Não tenho receitas para o combater... Só faço a minha parte! ADMITIR que somos todos iguais!

Sem comentários: