quarta-feira, abril 11, 2007

Eles levam Portugal ao Top


Mourinho e Ronaldo, destaques Portugueses desta Terça-feira de Champions. Mourinho pela estratégia que montou para o jogo contra o Valência. Nunca o Chelsea perdeu identidade. Sofreu um golo, mas jogou sempre na mesma lógica durante o jogo, embora sentisse que o Chelsea precisasse de corrigir algo para levar de vencida a equipa espanhola. Pela tv, vi Mourinho sentado a maior parte das vezes. Os jogadores sabíam o que tínham que fazer, mas a imprevisibilidade do jogo acabou por ditar um momento grande de Essien e assim o Chelsea festeja o apuramento. Mourinho trocou a pior peça do Chelsea ao intervalo (Diarra) e colocando Joe Cole em campo. Essien passou para defesa direito. Assim já não havía muito mais a fazer. Era uma questão de tempo e a segunda parte foi do Chelsea. O Valência não matou o jogo quando o devería ter feito... naquela fase frenética da primeira parte. O Chelsea corrigiu e mostrou que está ali... para dar e vender. E é assim, estamos em Abril e Mourinho já ganhou a Taça da Liga e ainda pode ganhar a Taça de Inglaterra, o Campeonato e a Liga dos Campeões. É obra, tendo em conta todas as contrariedades que Mourinho teve ao longo desta época...

Ronaldo... ele acrescenta algo ao Manchester United. Sem a sua influência, talvez o Man Utd não ganhasse por 7-1 à Roma. É de facto, para mim, o melhor do Mundo neste momento. Procura sempre fazer o mesmo desde o primeiro ao último minuto. Aproveita a velocidade que tem, mas isso não é o mais importante. O mais importante é a forma eficaz como ele aproveita a velocidade que tem. Não tenho palavras para descrever a qualidade que Ronaldo tem, nem o que sinto quando o vejo tocar na bola... É de outro mundo! Portugal tem muito a ganhar com este menino que tem todo o mundo aos seus pés.

5 comentários:

Anónimo disse...

Mourinho é simplesmente um exemplo.São poucos, mas muito poucos os treinadores que mantém o mesmo nível de qualidade ao mais alto nível na sua abordagem prévia ao jogo(treino), durante o jogo(substituições e detalhes técnico/táticos) e pós jogo(discurso sobre o mesmo).É uma das mil e uma coisas que fazem deste Sr The Special One.
Quanto ao jogador do momento, Cristiano Ronaldo, estou curioso para saber qual é o jogador que terá capacidade para combater ombro a ombro para o título de melhor do mundo. Isto por duas razões:a primeira é a de que os títulos quer clubísticos quer a nível da selecção tem um peso significativo na decisão final, e não havendo uma competição entre países previlegiam-se os clubes sendo o manchester neste momento a par do chelsea o clube com possibilidade obter mais títulos a nível europeu.A segunda é a efectiva qualidade exibicional que ronaldo tem apresentado, começando já a habituar-nos a dizer "grande jogo do ronaldo" no domingo, na quarta e no domingo seguinte.

Anónimo disse...

Com protagonistas do futebol assim portugal só pode tar no top...
(o 1º post é meu)

Anónimo disse...

Muito bem, lucido e claro. Estes sao mais dois icones portugueses de momento no mundo, considerando tambem Durao Barroso e Antonio Guterres.

Anónimo disse...

O que há mais a dizer sobre Mourinho? Jogo após jogo prova que apesar de todas as contrariedades, e de muitas vezes ter o mundo futebolístico todo contra ele, e de o Chelsea ser a equipa que todas as restantes da Premier e não só querem bater, ele continua a mmanter a capacidade vencedora e o raciocínio lógico que faz a equipa adaptar-se e encaixar nas mais diversas situações de jogo.

Quanto ao Ronaldo, grande jogador sem dúvida, a realizar a sua melhor época de sempre, mas há que ver as coisas de maneira crítica. O ronaldo de agora no manchester faz lembrar o modo de jogo do giggs há uns anos atrás, com aquelas arrancadas explosivas a correr o campo quase todo. Eu acho é que em ambos os casos os dois tinham e têm uma equipa inteira que segue o seu modelo de jogo ideal, que os percebe perfeitamente, que entende bem a sua maneira de jogar e acompanha os seus lances e jogadas. O modo de jogar do ronaldo encaixa a 100% no do manchester (por isso acho que era um erra se saísse para madrid, mas isso é outro assunto). Toda a equipa sabe onde ele está quando alguém quer lançar um contra-ataque, todos sabem o que fazer para lhe abrir espaços e onde se colocar para receber os seus passes, o que é fundamental para praticar um estilo de jogo rápido e muitas vezes ao primeiro toque. E para além disso a equipa toda está numa forma nunca vista. Mas se fores a ver na selecção nacional não é bem assim. O seu rendimento nunca é tão grande. E não é só o facto da selecção só jogar duas vezes de 3 em 3 meses. Na selecção, na típica maneira portuguesa, também se elevam os individualismos de vários jogadores que procuram protagonismo ao mesmo nível (e não tou a dizer que não há espírito de equipa e camaradagem na selecção, porque há). Mas na selecção temos oportunidade de observar o caso em que uma equipa não está totalmente em sintonia com o jogo de ronaldo, de uma equipa que é mais técnicista, que não abusa da velocidade mas procura imprimir o seu próprio ritmo/estilo de jogo e dominar o adversário não pela rapidez mas pela posse controlada de bola. Neste ambiente, as investidas do ronaldo parecem muito mais "isoladas" do que o massacre contínuo à baliza que às vezes se vê no manchester. Por estas razões, o jogo de ronaldo não é tão fluído. A comunicação social e os jornais desportivos vão sempre elevar o seu jogo em campo a níveis astronómicos mesmo que a sua actuação não seja exuberante. Vê-se por exemplo no último jogo contra a sérvia, ou no jogo contra a bélgica no qual apesar de uma boa exibição com golos marcados não foi o melhor em campo, ao contrário do que muitos dizem. Vimos um quaresma (que não é famoso pela sua velocidade) a espalhar magia em campo e com pormenores que são exactamente o que leva adeptos ao estádio. O problema é que o quaresma não é o melhor em termos de cabeça e de reglaridade (mas tá a melhorar muito), mas isso também já é outra questão. Isto tudo para dizer que não proclamo o ronaldo como o melhor jogador do mundo do momento. Quando vejo por exemplo o Kaká, que leva às costas uma equipa parada, fora de forma e que há muito já abdicou do título nacional, a assinar jogos impressionantes e a manter o nível exibicional na selecção brasileira, questiono se o ronaldo teria a mesma capacidade. Mas enfim, são opiniões. Um abraço

J Mauro S disse...

Sem dúvida Toni, são opiniões! Mas deixa-me dar-te os parabéns pelo discurso bem estruturado que tiveste na tua abordagem.
Tocaste nalguns pontos que me chamaram a atençam. Para mim, o Ronaldo é de fcato o melhor do mundo neste momento na medida. o Káká é também ele um grande talento, mas para mim, o Ronaldo está fora de série. Destaca-se em relação aos outros.

O ponto Quaresma... Sempre olhei para o Quaresma como um jogador que tem mais potencial que o Ronaldo. Esta comparação acontece porque ambos saíram do Sporting praticamente ao mesmo tempo. É verdade que o Quaresma foi o melhor em campo no jogo contra a Bélgica, concordo.

De facto o Ronaldo joga numa equipa em que tem liberdade para jogar o seu futebol. Mas acho que é assim que tem que ser. Não penso que se possa entrar no campo do "se ele jogasse noutra equipa", porque agora é ali que joga, é ali que finta os outros adversários, que faz assistências vezes sem conta, que marca golos. Mais uma vez a comparação com o Káká... não vou mentir e dizer que vejo muito futebol italiano. Não vejo porque não me agrada, mas o Káká, estando a carregar o Milan às costas, não está com o mesmo brilhantismo c o n s t a n t e que o Ronaldo. Penso que a constância tem sido um aspecto muito importante nesta cavelgada do Ronaldo.
Acho que de facto ele merece o prémio de melhor do mundo se continuar assim durante mais algum tempo. Incrível como já nem se fala no Ronaldinho Gaúcho... mas esse também há-de voltar! E o Káká pode muito bem ganhar o prémio um dia... tudo depende dos votos! Quem sabe a competição no próximo ano seja entre estes três?
Abraço