terça-feira, junho 10, 2008

A minha experiência pessoal

Digo desde logo que não gosto de perder. Não gostei de ter ficado em 13º em 16 equipas. Contudo, é importante não passar uma imagem negativa para os miúdos. É assim que penso e foi isso que tentei fazer. Apesar de estar completamente furioso pela forma como as coisas estavam a correr, sería importante manter a frieza e agir como tenho agido sempre: privilegiando a formação e não estando orienntado excessivamente para o resultado. Mas não posso dizer que gosto de perder, porque ninguém gosta!
Em certas alturas, senti-me incapaz e isso só me pode orientar para um sentido: procurar melhorar mais mais e mais. Depois de ter ganho dois torneios só pensava "eles ficaram mal habituados e eu também, porque a realidade é esta". Contudo, sei que este grupo podería ter feito melhor se eu não tivesse mudado a filosofia. Assumo as minhas responsabilidades. No entanto frisei várias vezes após os jogos que perdemos que tínha a certeza que eles eram capazes de melhor e que por vezes as coisas não correm como queremos e que também é importante perdermos para que saibamos lidar com algumas situações quando estivermos em vantagem nos jogos. "Assim como não deixar que o adversário nos roube a bola, é importante não deixar que ele não nos roube o resultado", como disse... e nós deixámos que o adversário nos roubasse o resultado duas vezes (contra Moreirense e Vizela). Sería muito mais bonito ter só sorrisos no fim deste torneio, mas as coisas não correram bem e temos que saber sentir o sabor amargo da derrota para que isso não se repita com muita frequência no futuro. Falo obviamento de jogadores e treinadores...

Sem comentários: