quarta-feira, março 19, 2008

Prioridade ao físico (?)


Prioridade ao físico
PEDRO RIBEIRO


"Numa altura em que a época entra na sua fase decisiva, a equipa técnica liderada por Fernando Chalana está a envidar esforços no sentido de os jogadores apresentarem os melhores índices físicos para o que resta do Campeonato e, também, da Taça de Portugal.
Ontem, isso foi evidente durante o treino, com a primeira parte da sessão a ter o físico como tema central dos primeiros exercícios, ainda que os mesmos tenham sido realizados na companhia da bola.
As preocupações com o físico têm sido evidentes por parte de todos quantos estão ligados ao Benfica, e esse foi um dos sectores "reforçados" durante a recente remodelação da estrutura técnica, passando a haver dois especialistas na área: o fisiologista Bruno Mendes assumiu o cargo de preparador-físico, sendo coadjuvado por João Tralhão (promovido da formação). Alterações realizadas aquando da saída de José António Camacho e às quais não será alheia, certamente, a quebra entretanto registada pela equipa, e reconhecida pelos próprios atletas, conforme expressou Nuno Gomes, após o segundo embate com o Getafe. "Há que admitir que, fisicamente, não estamos tão bem quanto desejávamos, e isso não é só devido às lesões", declarou, na altura, o capitão.
A actual paragem competitiva de 15 dias permitirá que o objectivo de melhorar o físico seja alcançado a tempo de serem atingidos os objectivos traçados: segurar o segundo lugar e vencer a Taça de Portugal.


Quatro preparadores ao longo desta época
As mudanças técnicas operados no Benfica ao longo desta temporada têm tido, obrigatoriamente, consequências na preparação física dos atletas.
Os encarnados iniciaram a pré-época com Fernando Santos a liderar uma equipa técnica que tinha em Bruno Moura o responsável pelo "cabedal" dos atletas. Quando saiu, logo no rescaldo da primeira jornada (após empate com o Leixões), Fernando Santos levou consigo o filho de Rodolfo Moura para o PAOK de Salónica.
José António Camacho assinou pelo Benfica em Agosto e recuperou a equipa técnica com quem já tinha trabalhado na primeira passagem pela Luz. Nesse sentido, Fernando Gaspar voltou a assumir a preparação física dos jogadores encarnados, deixando o cargo na semana passada.
Promover Bruno Mendes e João Tralhão foi a solução encontrada pelos encarnados, assumindo ambos a preparação física do plantel até final da época."


em jornal OJOGO, 19-03-2008

Sem comentários: