sexta-feira, março 21, 2008

Aspectos da formação


Há vários agentes que influenciam os jovens jogadores. Paulo Sousa refere-se a este aspecto dizendo, normalmente, os agentes com mais influência são os pais do jovem atleta, os dirigentes do clube onde é praticante, os professores da escola e, obviamente, os seus treinadores. O envolvimento no treino é importante. Assim como os pais não devem pretender dar receitas aos miúdos, os treinadores também não devem fazê-lo. O treinador deve ser encarado como alguém que está ali para ajudar na evolução dos jovens talentos. Considero ensinar um termo muito forte. Normalmente associa-se ensinar a debitar matéria. Como um talento tem qualidades e não capacidades fica difícil perceber qual o tipo de intervenção que o treinador deve ter. Mas primeiro, importa saber qual o entendimento que o treinador tem sobre os talentos. Serão indivíduos com qualidades ou capacidades? Por vezes consideram-se as qualidades capacidades e procura-se então explorar ao máximo essas capacidades, habitualmente de ordem fragmentada. O que parece importante é aproveitar as qualidades do talento, não perder os aspectos que desequilibram e potenciá-los.
Paulo Sousa refere ainda aspectos como a liberdade, responsabilidade e ainda a afectividade dos pais como forma dos miúdos se sentirem confiantes para continuarem as suas aventuras nos seus clubes, visto que por vezes os miúdos têm que sair das suas cidades para viver noutros locais. Foi o que aconteceu com Paulo Sousa, por exemplo, e é o que acontece com imensos miúdos hoje em dia que vão jogar para o Sporting, por exemplo.
Quando se refere à liberdade e à responsabilidade, acredito que Paulo Sousa toca numa questão central. É sabido que muitos possíveis talentos se perdem fora de campo, daí que seja importante perceber de facto o que se passa na cabeça dos miúdos e no ambiente que os rodeia. Por mais que tenham potencialidades especiais que os diferenciam dos demais, muitos se deslumbram com o enredo formado à sua volta. Em muitos casos tudo faz com que eles pensem que serão futuras estrelas. Tudo que já foi referido anteriormente, mas neste caso especialmente empresários e os próprios pais põe coisas nas cabeças dos miúdos. O que acontece é que os miúdos usam a liberdade que têm e não aprendem o que é ser responsável. Eu não tenho dúvidas que os grandes jogadores souberam associar à liberdade um elevado grau de responsabilidade.

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