
Hoje é o Dia Mundial da Luta Contra o Racismo e a Xenofobia. Um dia como tantos outros nos quais devíamos estar conscientes para a variedade, a multiplicidade existente no nosso mundo. Não é por hoje ser "o dia" que fico atento ao que acontece no mundo, mas talvez algumas pessoas fiquem atentas hoje, só hoje...
Tanto se fala em raças, mas uma vez ouvi algo com que concordei na hora: "não existem raças, isso está provado cientificamente. Do ponto de vista biológico não há nada que justifique uma divisão em raças". Existe apenas uma raça, a Raça Humana. Somos todos iguais, mesmo que aparentemos ser diferentes na forma ou na cultura. O que importa é que a essência de se ser humano está lá... está aqui, dentro de mim e dentro de quem está onde quer que esteja por esse mundo fora.
Para aqueles que apelido de "racistas camuflados", aqueles que dizem que não são racistas, porque fica bem, mas que no fim são-no tanto como os outros... Talvez viajando, saindo do centrinho, do mundinho limitado em que vivem, conhecendo a terra ao lado, os costumes do vizinho... Talvez assim possam compreender que existem outras pessoas que, embora vivendo de maneira diferente, têm o seu espaço no mundo e merecem ser respeitados, tal e qual como são.
Um dos maiores erros dos dias que correm é julgar os outros tendo em conta a nossa cultura, esquecendo-nos que existem outras culturas. Esse pensamento etnocêntrico não devería ser adequado a este mundo, mas o mundo cada vez é menos redondo e achatado nos pólos, como aprendi na escola quando era criança...
http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=8&id=51 -» para quem for curioso.

1 comentário:
Julgar?
"Um dos maiores erros dos dias que correm é julgar os outros."E pronto. Não há motivo algum, na minha opinião, para podermos julgar os outros.
;)
Enviar um comentário